Image Map
Procure sempre seu médico antes de qualquer dieta

Não esqueça nunca a importância do profissional para saber  como anda sua saúde .
O que você encontra na Internet são relatos de pessoas que fizeram dieta e deu certo com elas. Antes de começar a usar métodos desconhecidos procure um  profissional gabaritado.
Façam sempre visitas semestrais ao médico

Aqui discutimos alimentação saudável somente ao que adéque a seu corpo. 



Farinha de chia emagrece



Alimentos funcionais são aqueles que enriquecem a dieta com substâncias que melhoram a qualidade de vida e ajudam a reduzir o risco de doenças. A farinha de chia, resultado da moagem do grão de chia já desengordurado, traz benefícios para a saúde. Além de ter metade das calorias e o triplo de proteínas em comparação com a farinha trigo, a farinha de chia tem um sabor agradável e ajuda a emagrecer.



Benefícios:

Além de garantir o bom funcionamento do intestino e aumentar a resposta muscular após o exercício físico, a farinha de chia pode ser consumida por qualquer pessoa, incluindo celíacos e vegetarianos. Além de possuir uma quantidade maior de fibras e proteínas do que a mesma porção do grão, a farinha de chia é menos calórica e possui uma carga maior de minerais como magnésio, fósforo e potássio.

Chia ajuda a emagrecer

Segundo o especialista, o grão e a farinha de chia são ricos em proteínas e atuam sobre a perda de peso. “Como a proteína demora mais tempo para ser digerida, o organismo gasta mais energia nesse processo, que é chamado de termogênese”, explica ela. Além disso, a farinha de chia emagrece porque, de digestão mais lenta, proporciona sensação de saciedade por mais tempo.
“O consumo de proteínas aliado à prática de exercícios físicos aumenta a massa magra. A semente chia é rica em proteínas e pode ajudar nesse processo também”, diz a nutricionista. Apenas uma colher de sopa de farinha de chia contém 3,7g de proteína.



Benefícios para saúde da mulher



*Anti-inflamatório e analgésico natural: o gengibre é recomendado no tratamento natural de doenças inflamatórias e dolorosas como a artrites, artrose, fibromialgia ou a fadiga crônica.

 * Digestivo:  ajuda a tratar más digestões, gases, gastrite, úlceras gástricas,                         diarreia, etc. Funciona também como protetor estomacal ante o consumo de álcool e medicamentos.

 *Afecções de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamações de garganta, é muito útil em casos de rouquidão e para cantores profissionais.

 *Náuseas e vômitos: especialmente recomendado nos primeiros meses de gravidez, pois não causa efeitos secundários nem ao feto nem a mãe. Também é um suplemento ideal durante a quimioterapia no tratamento de câncer.Lembrando que nesses dois casos tem que procurar o seu medico antes de ingerir o gengibre.

 *Ajuda prevenir os enjoos em viagens.

 *Traz calor: o gengibre possui um alto potencial calorífico, tanto se usado externamente quanto internamente. Recomendamos especialmente para as pessoas que sentem muito frio e para épocas de frio. Em épocas de calor, lembre-se que o consumo pode aumentar a transpiração.

 *Acelera o metabolismo: esta propriedade calorífica também promove a aceleração do metabolismo, muito útil para quem quer emagrecer.

 *Aumenta a libido: o gengibre é um afrodisíaco natural. Recomendamos realizar um preparado de gengibre e canela em pó com mel e tomar uma colherada diariamente.

 * Previne as doenças cardiovasculares e favorece a circulação: no entanto,   se você está tomando medicação pode interferir em sua ação, por isso, procure um médico antes de consumir o gengibre.


Comer muito gengibre pode fazer mal ?

É verdade que comer gengibre em excesso pode trazer alguns problemas. Segundo a nutricionista Alessandra Carneiro, uma quantidade exagerada por dia pode causar desconforto estomacal, provocar gases e dificultar a digestão. Contudo, a especialista garante que não há risco de problemas mais graves para pessoas saudáveis. “Quem não tem problemas de saúde e consome muito gengibre pode até sentir algum tipo de mal estar no estômago, mas não deve passar disso. Ninguém passa mal por comer muito da raiz”, garante.
O indicado por especialistas é consumir algo em torno de dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente. Essa medida equivale a cerca de duas colheres de chá do gengibre ralado.


Gengibre aumenta a pressão?


Quem sofre de pressão alta não deve consumir gengibre. “Hipertenso não pode de jeito nenhum. O alimento acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, o que pode causar um descontrole da pressão arterial que pode ser perigoso”, alerta Alessandra, que afirma que mesmo quem toma medicação e tem o problema controlado não deve consumir.

Ainda de acordo com a profissional, essa alteração na pressão só é prejudicial a quem é hipertenso. Para pessoas saudáveis não há perigo em ter o metabolismo acelerado com o gengibre, pelo contrário, é um alimento aliado da saúde e da dieta que deve estar presente no cardápio.


Gengibre na gravidez
Outra dúvida muito comum é se grávida pode comer gengibre. A raiz é contraindicada para gestantes, principalmente nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto, porque possui efeito abortivo. Mesmo depois desse período, deve existir muita cautela e o melhor é não consumir. “Mulheres têm tendência a desenvolver pressão alta na gravidez, que é chamada de eclampsia. Como o gengibre aumenta a pressão, pode acabar favorecendo esse quadro. Por isso, é sempre melhor não comer. Não há necessidade de provocar um problema”.





Benefícios da Framboesa


A framboesa é rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, a framboesa é uma fruta deliciosa com muitos benefícios de saúde. As framboesas têm alta concentração de ácido elágico, um composto fenólico que pode prevenir contra o cancro e assim, cessar o crescimento das células cancerosas e impedir o crescimento de alguns cancros.
O óleo da framboesa tem fator de proteção solar. Além disso, ajuda a perder peso e também ajuda a cuidar da sua pele, e retardar o envelhecimento. A framboesa também melhora o seu sistema imunitário.

Ajuda a perder peso:

Este fruto é rico em fibras dietéticas e manganês. A fibra retarda o processo digestivo de modo que vais sentir-te mais completa. O manganês mineral mantém sua taxa metabólica alta e, portanto, queima gordura. Se estás ansiosa para perder peso, framboesas podem ser a melhor opção natural.

Reduz as rugas:

As framboesas funcionam muito bens nas rugas. Elas podem ser usadas como uma máscara facial natural. Elas também protegem a pele contra os raios do sol. Os poderes antioxidantes da vitamina C efetivamente reduzem manchas e descoloração da pele. Através do preenchimento de rugas menores, as framboesas ajudam a restaurar a sua juventude.

Evita infeções e cancro:

Como disse anteriormente, as framboesas são excelentes antioxidantes que contém ácido elágico. As framboesas são eficientes em parar danos indesejáveis ​​às membranas celulares e, assim, neutralizam os radicais livres.
As framboesas reduzem o crescimento de certas bactérias e fungos no corpo. Estes crescimentos muitas vezes levam a diferentes infeções vaginais e à síndrome do intestino irritável.

Fortalece o sistema imunológico:

Framboesas são enriquecidas em antioxidantes eficazes, bem como fitonutrientes. Esses elementos reforçam eficientemente o seu sistema imunitário e ajudam seu corpo a combater doenças.

Cardápio de baixa caloria

Café da manhã: 1 copo de leite desnatado com chá preto. 1 ovo mexido. 1 fruta fresca.

Lanche da manhã:
 legumes e frutas

Almoço:
  1 xícara de caldo de legumes caseiro, 1 porção de espaguete ou outras massas, 1 salada de vegetais frescos (a sua escolha) e 1 fruta.

 Lanche da tarde:1 iogurte com 1 colher de sementes de linhaça ou canela em pó.  Frutas como Maçã, banana ou pedaço de queijo branco também é uma boa opção.


Jantar:
  1 xícara de caldo de legumes caseiro e 1 xícara de purê de abóbora ou cenoura.

                                           
                   Dieta perfeita


Deixa de comer o que se gosta não é fácil. Mas para se ter bom resultado na hora de emagrecer  precisamos fazer sacrifícios. Comer bem não é encher o prato com comidas de alto teor calórico, às vezes você quer mudar seus hábitos alimentares. Até começa mais acaba parando no meio do caminho, se você não estabelecer uma meta na sua vida, nunca chegará a lugar algum seja na sua vida pessoal ou profissional. Nessa vida pra falarmos mal ou bem de alguém que não consegui emagrecer, devemos nos colocar no lugar dela, que é impossível, pois ninguém é igual em nada no máximo parecidos em alguma coisa.

Estudei formas de emagrecer só assim pude sair da fase engordar emagrecer o tal efeito sanfona. Se você esta lendo esse artigo é por que está passando por isso ou já passou e não quer volta a passar. Para isso se torna mais fácil, temos que substituir alimentos gostosos por alimentos mais gostosos quanto e esse é nosso maior desafio. Massa, chocolate, gordura e açúcar da uma sensação de puro prazer. Mas são os maiores vilões da boa forma física.

No começo de qualquer atividade não é fácil, mas depois nos adaptamos. Isso se chama necessidade humana em realizar  aquilo que se quer. E se você acredita que vai emagrecer nada e ninguém vai te impedir. Nosso maior obstáculo somos nós mesmos !



 Canela na dieta




Diminui o colesterol:
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides.

Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2:

Vários estudos mostraram sensibilidade da insulina e controle melhorados da glicose no sangue são por causa da ingestão de meia canela por dia.


           Dieta Detox

Essa dieta é bem indicada para pessoas que querem fazer uma limpeza no organismo ou perder alguns poucos quilos. A base desse processo é mais líquida e deve ser seguida corretamente. Vamos disponibilizar um programa para os três dias, porém existem diversas opções para você.





Café da manhã
Opção 1: 1  copo de vitamina de morango com leite desnatado + 2 ovos mexidos + 2 torradas de pão integral

Opção 2: 1  xícara de chá + 2 fatias de pão integral light com 1 colher de sopa de requeijão light e 1 colher de sopa de geleia + papaia

Almoço
Opção1 : 1  prato de sobremesa de alface com 3 colheres de sopa de cenoura crua ralada e 1 colher de sopa de cogumelos temperado com ervas + 3 colheres de sopa de arroz integral com lentilha + 1 filé médio de peixe ao forno assado com tomate, cebola e pimentão

Opção 2: 1  colher grande de mix de legumes cozidos + 3 colheres de purê de batata + 1 filé pequeno de peito de frango ao forno coberto com tomate fresco ou picado e manjericão ou alecrim

Lanches da manhã e da tarde

Opção 1: 1  pote de iogurte natural desnatado com 1 colher de sopa de geleia do sabor de sua preferência

Opção 2: 1  taça pequena de salada de fruta

Opção 3: 1  copo de leite desnatado bem gelado batido com cinco gotas de essência de baunilha e 1 goiaba pequena

Jantar

Opção 1: 1  prato de sobremesa de folhas verdes com repolho roxo, 1 pepino, 1 fatia de peito de peru temperado com 1 colher de sopa de aceto balsâmico + 1 mini quiche de legumes

Opção 2: 1  prato de sobremesa de folhas verdes (agrião, rúcula, alface, espinafre) e repolho roxo com 1 fatia grossa de ricota, 3 colheres de sopa de frango desfiado, 1 colher de sopa de salsão, 4 colheres de sopa de milho, 3 colheres de sopa de cenoura crua ralada e temperada com 1 colher de sopa de mostarda e um fiozinho de azeite.



Sanduichinho de espinafre











126 Kcal



Ingredientes
Massa

15 gramas de fermento em pó biológico
½ xícara de chá de leite desnatado
1 ovo
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café de sal
2 xícaras de chá de farinha de trigo

Recheio
1 cebola picada
1 colher de chá de azeite de oliva
½ xícara de chá de espinafre cozido, espremido e picado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de queijo parmesão light ralado
150 gramas de queijo minas light ralado no ralo grosso

Modo de preparo

Massa
Dissolva o fermento no leite morno. Adicione o ovo, o óleo e o sal e vá acrescentando a farinha de trigo e amassando até obter uma massa que não grude nas mãos. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Espalhe a massa em uma assadeira retangular média e deixe crescer durante 30 minutos. Leve ao forno médio (180º C), pré-aquecido, por mais 30 minutos. Reserve.

Recheio

Em uma panela, refogue a cebola no azeite e junte o espinafre. Mexa e polvilhe a farinha de trigo. Adicione o leite e o sal e deixe engrossar. Retire do fogo e misture os queijos.

Montagem

Corte a massa em 12 quadrados, abra-os e recheie-os com o creme de espinafre. 
Sirva!

Vinagre de maçã: o alimento que ajuda a emagrecer e previne diabetes


Este tempero também é bom para as articulações e tem ação antioxidante


O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão. 
O alimento pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcar, como a maçã, uva, framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, melado, arroz, malte, milho, vinho, álcool, entre outros. 
No caso da versão com a maçã, a fruta sofre um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético. A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis, que ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e inúmeros benefícios. 
O vinagre de maçã possui mais substâncias benéficas do que os demais vinagres. O alimento conta com ácido acético, enzimas, catequinas e quercetinas, que são antioxidantes, traços de fibra solúvel, betacaroteno e minerais, especialmente o potássio.

Principais nutrientes do vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui boas quantidades de ácido acético. Este ácido inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas amilase, sacarase, maltase e lactase. Assim, este ácido é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo. Desta maneira, são eliminadas calorias que se tivessem sido absorvidas contribuiriam para o aumento de peso. 
O ácido acético ainda irá melhorar a eficiência dos músculos e a recuperação após os treinos. Além disso, a substância faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, o que é benéfico para prevenir o diabetes.  


O alimento também possui boas quantidades de quercetina. Ela é importante porque
possui ação antioxidante, melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, uma substância que causa os sintomas de inflamação e alergia. Outras substâncias com ação antioxidante presentes no vinagre são as catequinas. 
O vinagre de maçã conta com traços de fibras pectina que proporciona saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. O alimento ainda possui betacaroteno, que evita problemas de visão e protege a pele, e potássio, que é essencial para o funcionamento celular. 

Benefícios comprovados do vinagre de maçã

Ajuda a emagrecer: Um estudo da Universidade do Arizona e publicado na revista Diabetes Care observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês. 
Isto ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar drasticamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome. 
Além disso, o ácido acético presente no tempero é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso. 

Previne o diabetes: O vinagre de maçã ajuda a prevenir a doença porque reduz os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. Quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantia de glicose. Esse processo é um quadro chamado de resistência à insulina, que se não for revertido pode evoluir para diabetes do tipo 2. 
Diminui a rigidez articular: O vinagre de maçã melhora a rigidez articular porque o ácido acético tem uma ação quelante, de eliminação, de cristais de minerais que se depositam nas articulações. 

Melhora a digestão: Este benefício ocorre porque o vinagre de maçã é fermentado e rico em enzimas, assim o alimento fica menos tempo retido no estômago e também pode haver melhora na azia e no refluxo. 

Protege o fígado: O vinagre de maçã possui os ácidos málicos, lático e cítrico que ajudam na saúde do fígado e também o tornam mais eficaz no processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las de forma mais rápida. 

Bom para a pele: Uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em um copo de 300 ml de água pode ser utilizado como um tônico para a pele. Esta combinação ajuda a reduzir o excesso de oleosidade cutânea e também a acne. 

Aliado dos músculos: O ácido acético presente no vinagre contribui para converter a glicose em glicogênio, que é armazenado pelos músculos e fígado como fonte de energia para as atividades do dia a dia. O glicogênio é usado de forma rápida pelo corpo e não se transforma em gordura. Quanto mais glicogênio, mais energia, e assim os músculos se tornam mais eficientes, o que facilita a malhação e a recuperação após a atividade física.

Beneficio em estudo do vinagre de maçã

Previne o câncer: Estudos preliminares realizados com cobaias descobriram que o vinagre de maçã pode ser capaz de matar células cancerosas ou retardar o seu crescimento. Contudo pesquisas realizadas com seres humanos não obtiveram o mesmo resultado, inclusive um estudo relacionou o vinagre de maçã ao risco aumentado de câncer de bexiga.  

Quantidade recomendada do vinagre de maçã

Os estudos com o vinagre de maçã foram feitos com o consumo que varia de duas a quatro colheres de sopa por dia, diluídas em água. Por isso, o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente. 

Como consumir o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser consumido na salada. O alimento também pode ser adicionado na água ou suco. Para ter a quantidade recomendada, uma alternativa é colocar uma colher de chá de vinagre na salada do almoço e outra na do jantar e acrescentar o restante em um copo de água ou suco. O alimento pode ser aquecido durante a elaboração de uma receita, mas evite consumi-lo puro. 
É importante comprar um vinagre de maçã orgânico, não pasteurizado e não filtrado. O vinagre ideal é o que apresenta uma fina teia boiando no conteúdo que são as enzimas e cultura bacteriana benéfica do processo de fermentação. 


Compare o vinagre de maçã com outros alimentos



Na tabela nutricional não há diferenças relevantes entre o vinagre de maçã e os outros tipos. Porém, o primeiro possui vantagens quando comparado com os outros por ser elaborado com a maçã. 
Este fruto possui fitoquímicos como as catequinas, que tem forte ação antioxidante, e a quercetina, que também age como antioxidante e ainda melhora a imunidade e ajuda a reduzir os efeitos da histamina, uma substância que causa os sintomas de inflamação e alergia. 
Além disso, a versão de maçã possui traços de pectina e o betacaroteno. Todos os vinagres contam com o ácido acético. 

Contraindicações

Pessoas que sofrem com úlcera devem evitar o consumo do vinagre de maçã. Quem tem problemas gástricos precisa fazer uma série de restrições no dia a dia e não deve consumir muito vinagre. Também é recomendado que esses indivíduos evitem sucos ácidos, refrigerantes, condimentos, chás e café. Isto porque estes alimentos podem irritar o estômago.  

Riscos do consumo em excesso do vinagre de maçã

Consumir o vinagre de maçã em excesso pode levar a uma série de problemas de saúde. Pesquisas com animais indicam que grandes quantidades do tempero causam danos no estômago, duodeno e fígado devido à sua acidez. 
A acidez do tempero pode chegar ao ponto de mudar o pH do sangue e causar uma acidose metabólica, quadro de risco que pode ser fatal. Porém, o problema só ocorre quando o vinagre é consumido em quantidades imensas, como uma garrafa inteira em um dia. 
Além disso, grandes quantidades de vinagre podem teoricamente interagir com diuréticos, laxantes e medicamentos para diabetes e doença cardíaca. 

23/06/2015

Farinha de feijão branco: ajuda a emagrecer e controla o diabetes


A proteína faseolamina reduz a absorção de carboidratos e só se preserva na farinha desta leguminosa

Farinha de feijão branco contém a proteína faseolamina, que reduz a absorção de carboidratos

Dez entre dez brasileiros preferem feijão, é a versão carioca ou preta que faz a cabeça e o prato por aqui. Mas, quando o assunto é farinha e emagrecimento, tente privilegiar outra cor da paleta dessas leguminosas: o branco. Esse tipo é rico em uma proteína chamada faseolamina, que inibe a absorção de cerca de 20% dos carboidratos que são ingeridos com ela, ou seja, reduz as calorias ingeridas e consequentemente emagrece. Mas a propriedade só se conserva na farinha, que não pode ir ao fogo para ser produzida.
Outro ponto positivo dessa farinha é que ela não contém glúten. No entanto, é preciso tomar cuidado com o consumo em excesso ou diário por mais de 30 dias, afinal os feijões crus têm compostos que podem atrapalhar a absorção de alguns nutrientes, como o ferro.
             
Principais nutrientes de farinha de feijão branco





O feijão branco tem um perfil nutricional rico em minerais como cálcio, ferro e potássio, em que ele ganha dos outros tipos de feijões. Também contém boas quantidades de vitamina E e K. Ele ainda tem menos gorduras totais do que o feijão preto e carioca.
Mas o nutriente chave desse feijão é mesmo a proteína faseolamina, exclusiva dessa leguminosa e que tem a capacidade de impedir a absorção de 20% dos carboidratos ingeridos. Essa substância só se conserva, porém, quando o grão está cru, por isso a propriedade é atribuída principalmente à farinha dessa leguminosa. 
Não existe, porém, uma tabela nutricional oficial da farinha de feijão branco para analisarmos suas propriedades. Especialistas ressaltam sua alta quantidade de fibras, além da presença da faseolamina. 


Benefícios da farinha de feijão branco

Ajuda a emagrecer A farinha de feijão branco vem sendo vinculada ao emagrecimento. Um estudo feito na Universidade da Califórnia (Estados Unidos) com 50 pessoas obesas mostrou que os voluntários que ingeriram uma porção diária dessa farinha perderam 1,7 kg mais do que os que receberam placebos. São três mecanismos que levam a esse benefício
1. Reduz absorção de carboidratos A proteína faseolamina atua inibindo parcialmente a ação da enzima alfa-milase, que transforma o amido dos alimentos em glicose. Dessa forma, os carboidratos não são quebrados e não são digeridos. Ou seja, ela é capaz de reduzir em 20% a absorção de carboidratos consumidos com ela, o que consequentemente reduz também parte da energia trazida pela refeição, equilibrando a equação do emagrecimento, que consiste ter um número maior de calorias gastas do que as consumidas. 

 2. Aumenta a saciedade A farinha de feijão branco é rica em fibras, como a maior parte das farinhas. Por isso, ela forma um gel no bolo alimentar que torna mais lenta a absorção da glicose e do colesterol, mantendo o estômago cheio por mais tempo e aumentando a distensão das paredes desse órgão. Ambas os mecanismos ajudam a ativar a saciedade, fazendo com que o consumo calórico nas refeições seja menor. 

3. Reduz o depósito de gordura Com a faseolamina reduzindo a conversão de amido em glicose e as fibras tornando lenta a absorção do resto do açúcar, acaba-se evitando picos glicêmicos no sangue. Isso significa que menos insulina será produzida, hormônios responsável por colocar a glicose dentro das células e que também está relacionado ao depósito de gordura nos tecidos adiposos. Quanto menos ele circular pelo corpo, menos gordura será acumulada e mais massa gorda será evitada. 
 Controla a glicemia  Não só o emagrecimento é promovido com a redução dos picos glicêmicos ocasionada pela aliança da faseolamina com as fibras. É possível também prevenir o diabetes tipo 2. Isso porque, com o tempo, o excesso de insulina circulando pelo corpo ocasiona uma

Melhora o trânsito intestinal O gel formado pelas fibras também ajuda a melhorar o fluxo do bolo alimentar e fecal pelo sistema digestivo, evitando a constipação. Além disso, as fibras são fermentadas no intestino pelas bactérias do bem de nossa microbiota (antes conhecida como flora intestinal), o que favorece sua proliferação, beneficiando a digestão. 

Reforça o sistema imunológico Cerca de 60% das imunoglobinas (células de defesa) do corpo estão no intestino, portanto o bom funcionamento desse órgão pode influenciar e melhorar o sistema imunológico. Além disso, quando as bactérias do bem presentes na microbiota intestinal digerem as fibras, elas produzem ácidos-graxos de cadeia curta, que impedem que os microorganismos ruins cheguem à corrente sanguínea. 

Reduz o colesterol As fibras reduzem a absorção do colesterol durante a digestão, fazendo com que reduza a quantidade dele circulando no nosso sangue. O colesterol é importante para o funcionamento do corpo, mas em níveis corretos. 
Quantidade recomendada de farinha de feijão branco

Normalmente indica-se o consumo de 5 gramas (1 colher de café) diluída em água 30 minutos antes do almoço e do jantar. A farinha também pode ser usada em preparações, mas não se deve exceder o consumo de 30 g ao dia

Contraindicações

Não se pode consumir continuamente essa farinha por mais de 30 ou 40 dias. Isso ocorre porque os feijões crus contém fatores antinutricionais, nutrientes chamados de fitatos, que pioram a absorção de nutrientes como ferro, zinco, cobre e fósforo. Por isso também, ela não é indicada para pessoas com anemia ou com alterações intestinais, nem em gestantes. Para crianças o consumo só pode ser feito sob supervisão médica.

Riscos do consumo excessivo

Quando a quantidade de 30 gramas diários da farinha é ultrapassada, ela pode levar a efeitos colaterais como desconforto gástrico e diarreia, ou até sintomas como náuseas, vômitos, dores estomacais e flatulências. 

Como consumir a farinha de feijão branco

A farinha pode ser polvilhada em frutas, saladas, sucos e iogurtes, ou usada em preparações, como bolos, tortas, panquecas, ou seja, em qualquer receita que contenham farinha. 

Onde encontrar

A farinha pode ser comprada em lojas de produtos naturais e empórios físicos ou na internet.  


Como fazer a farinha de feijão branco

É possível preparar esse alimento em casa. Compre o feijão branco cru, lave-o bem e coloque-o para secar no sol ou em papel toalha. Em hipótese alguma o coloque no forno, ou ele perderá sua principal propriedade emagrecedora. Depois de seco, o triture no liquidificador. Se preferir, pode ser em um processador de alimentos para que a farinha fique mais fina. Para conseguir um melhor desempenho, triture o feijão aos poucos. Depois é só peneirar e peneire e guarde em um pote de vidro. Faça pequenas porções e guarde até 30 dias na geladeira.

25/06/2015

Frutas que emagrecem

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem, como morango, pêra e melancia porque estas frutas contem menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.
Confira uma lista com várias frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:

1. Morango (45 calorias em 100 g)



O morango ajuda a emagrecer, pois contém calorias negativas e além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.



2. Banana (entre 87 e 120 calorias)

Rica em triptofano tira o desejo de comer doces, sacia a fome. O numero de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa.

3. Pera (em média 85 calorias por unida


A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.




4. Melancia (24 calorias em 100 g)


Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerado um alimento afrodisíaco.




5. Kiwi (46 calorias em 100 g)


Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, ele também é rico em vitamina C, e é diurético.





6. Maçã (81 calorias em 170 g)

A maçã ajuda a emagrecer, pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.


7. Mamão (85 calorias em 100 g)

Diurético e rico em fibras facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.

8. Limão (22 calorias por unidade)


É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

O limão também ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.



9. Abacaxi (52 calorias em 100 g)

O abacaxi ajuda a emagrecer, pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.
Recomenda-se comer 1 porção de frutas à cada refeição, totalizando 5 ou 6 frutas por dia. Preferencialmente, deve-se ingerir de 2 a 3 frutas diferentes por dia, seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.



Dieta da banana

dieta da banana matinal consiste em comer 4 bananas no café da manhã, acompanhada de 2 copos de água morna ou um chá de sua preferência, sem açúcar.
dieta da banana para emagrecer contém fibras que ajudam a saciar o apetite e a melhorar o intestino. Os que sofrem com a prisão de ventre, devem evitar comer a banana-maçã, dando preferência à banana nanica e à banana prata.
Essa dieta pode ser seguida pelo tempo que desejar, pois não restringe muito a alimentação e os resultados são vistos logo após a segunda semana. 
Não é necessário fazer nenhuma atividade física esgotante, caminhar por 30 minutos, diariamente, já basta.

Cardápio da dieta da banana

Café da manhã - pode-se comer até 4 bananas acompanhada de chá ou  2 copos de água morna sem açúcar. Outra opção seria comer 4 bananas amassada com canela em pó. pois a canela inibe a fome.
Almoço - praticamente todos os alimentos estão liberados, mas não se deve consumir doces e frituras, dando preferência a cereais integrais, peixe, legumes e verduras. É importante reduzir as quantidades.
Lanche - uma fruta à escolha.
Jantar - deve ser feito antes das 20h e ser ligeiro dando preferência a cereais integrais, peixe, legumes e verduras como no almoço.

Ceia - não é permitida pois deve deitar-se antes da meia noite para o sucesso da dieta.



Receita de Abobrinha gratinada





Ingredientes

- 3 abobrinhas médias
- Água o suficiente
- Sal a gosto
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de creme de leite
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

- Descasque as abobrinhas e corte-as em rodelas grossas.
- Coloque-as em uma panela com água e sal e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos.
- Reserve.
- Bata os ovos com o creme de leite e o queijo.
- Tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
- Escorra bem a abobrinha e coloque-a em um refratário.
- Regue com a mistura de ovos.
- Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário